x

Precisamos da sua ajuda!
Faça uma doação agora

Projeto Educar para a vida

Escolarização à crianças e adolescentes

O Projeto Educando para a Vida, a ser desenvolvido pela Associação Santa Isabel de Combate ao Câncer – ASI, pretende oferecer escolarização à crianças e adolescentes, em tratamento na Unidade de Oncologia Pediátrica da Santa Casa de Misericórdia de Santos. O Projeto nasceu da dificuldade destes pacientes em continuar seus estudos, a partir do início dos sintomas da doença, passando pelo diagnóstico definitivo e início do tratamento específico. A situação também é agravada pela baixa renda e escolaridade de suas famílias.

Para concretização deste Projeto, a ASI buscou parceira com a Escola Móvel do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer do Instituto de Oncologia Pediátrica /UNIFESP (GRAACC), para tornar-se, assim, um polo do mesmo, com adaptações, em Santos. A escolarização pretendida pela ASI, da Alfabetização à preparação para o ENEM, será efetuada por quatro professores estagiários, com seleção,formação, acompanhamento e avaliação da Escola Móvel. Assim, Educando para a Vida inclui-se na área de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, uma vez que a escolarização é garantida pela Resolução CNE/CEB no. 02 de 11 de setembro de 2001.

O Projeto inclui, em sua equipe principal, uma Coordenadora Geral, uma Coordenadora Pedagógica (ambas da ASI), uma Coordenadora Técnica (da Escola Móvel/Graacc) e uma Assessora de Imprensa e de Divulgação Científica, além de secretária e voluntários para sua execução junto às famílias e às escolas de origem.

A ASI espera, assim, atingir 120 alunos em dois anos de efetivação deste Projeto. Para tanto, vem buscando parceiros para atingir o valor de R$ 200 mil para desenvolver, em 24 meses, as ações e infraestrutura que este Projeto requer.

No momento, não há outro apoiador. Contudo, pela importância do Educando para a Vida, temos a convicção que os parceiros adequados vão surgir!

Caso queira saber mais sobre o mesmo, agendar reunião específica com a Coordenação da ASI, pelo email susie.gusmao@asi-combateaocancer.com.br.

  • Alana é um dos motivos do Projeto Educando para a Vida. Sem poder ir à escola, porém, com imensa vontade de aprender, Alana tem aulas com a voluntária Sueli. Porém, a contratação de professores e uma rotina pedagógica supervisionada é necessária.