x

Precisamos da sua ajuda!
Faça uma doação agora

Conheça a ASI

Rosinhas da ASI

Boa vontade e generosidade para quem precisa

Em 1993, o então provedor da Santa Casa de Misericórdia de Santos,Alberto Levy, convidou a voluntária do Hospital A.C. Camargo (SP), Nelli Valente Cavallucci, para visitar o Setor de Oncologia, que enfrentava dificuldades na conclusão da casamata na Unidade de Radioterapia.

A voluntária, sensibilizada, entrou em contato com o Governador de São Paulo, Luiz Antônio Fleury e solicitou a peça principal da casamata, uma Bomba de Cobalto. O Governador atendeu o pedido e Nelli iniciava, assim, em 1994, o trabalho voluntário no Setor de Oncologia da Santa Casa, contando apenas com quatro voluntárias, generosidade, boa vontade e nenhum recurso.

Em 1997, Nelli Cavallucci, com a experiência do A.C. Camargo e as necessidades crescentes da Oncologia da Santa Casa, funda a Associação Santa Isabel de Combate ao Câncer – ASI.

A boa vontade, a generosidade e os poucos recursos ainda continuam, porém, hoje, a ASI conta com 82 voluntárias, conhecidas como “Rosinhas”, e 11 homens, os “Cavaleiros da Rosa”.

Porém, seu maior diferencial é a atuação na Unidade de Oncologia Pediátrica. Para estes jovens pacientes, O Instituto Ronald McDonald´s equipou o Centro de Apoio, que funciona no espaço administrativo da ASI e permite dar suporte para os pacientes e seus acompanhantes do Ambulatório e da Oncologia Pediátrica, contando com uma das três Brinquedotecas.

A outra Brinquedoteca é utilizada dentro da Ala de Internação da Unidade e a terceira, no Ambulatório. A ASI fica responsável pela continua renovação e organização de livros, materiais de apoio didático e higienização correta de cada brinquedo e objeto manipulado pelos pacientes.

O Centro de Apoio têm como objetivo diminuir a ansiedade e os traumas da rotina de hospitalização, fortalecer a estrutura familiar, recuperar a auto-estima e a auto-confiança, minimizando as dificuldades relacionadas à doença e seu tratamento.

O empenho da Associação é reconhecido na Cidade e, através de ajuda de parceiros (pessoas físicas e jurídicas) organiza festas, confraternizações e campanhas com o intuito de aproximar a sociedade do trabalho e das ações da ASI.